Todo profissional de RH sabe que o desempenho da equipe é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, muitas companhias investem em ferramentas para garantir a motivação e a produtividade do público interno. A oferta de benefícios é uma delas. Ter um pacote com plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação ou refeição, previdência privada, entre outros itens, aumenta a satisfação dos colaboradores e gera vantagens para a empresa, como:
motivação;
produtividade;
atração e retenção de talentos;
melhora no clima organizacional.
Todos esses fatores são significativos para manter trabalhadores qualificados e engajados no time. Além disso, outra estratégia, ligada diretamente à performance dos profissionais, é o pagamento de prêmios.
Diferentemente dos benefícios, nos quais todos os colaboradores podem ter acesso, o prêmio é voltado para aqueles que se destacam nas atividades, de acordo com regras definidas pela empresa. Se for bem aplicada, a medida pode ter forte impacto na produtividade dos profissionais.
A possibilidade de pagamento de prêmios consta na Reforma Trabalhista — Lei nº 13.467/2017 — que atualizou algumas leis de trabalho. De acordo com a nova legislação, os prêmios têm natureza indenizatória, ou seja, não há incidência de encargos, como acontece com o salário.
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